Você sabe quanto tempo nas redes sociais prejudica seu sono?

Você sabe quanto tempo nas redes sociais prejudica seu sono?

Apenas uma hora de redes sociais por dia é suficiente para arruinar seu sono, diz estudo.

Não é de hoje que ouvimos por aí que as redes sociais podem atrapalhar nossa vida em diversos sentidos, como na hora de dormir. Um estudo publicado no Acta Paediatrica revelou as descobertas realizadas através da análise de 5.242 canadenses com idades entre 11 e 20 anos.

Como as redes sociais atrapalham seu sono?

Os participantes tiveram o sono monitorado em relação ao tempo indicado para cada idade. São 11 horas por noite para quem tem entre 11 e 13 anos. Oito a 10 horas para quem tem entre 14 e 17 anos, e sete a nove horas para quem tem 18 anos ou mais.

Os resultados, como era de se esperar, revelaram que o uso de ferramentas como Facebook, Snapchat e WhatsApp tem a capacidade de prejudicar a qualidade do nosso sono. E isso vale mesmo quando elas utilizadas apenas uma hora por dia. Mas convenhamos: a maioria das pessoas dessa faixa etária ficam muito mais tempo nas redes sociais.

Dos participantes, apenas 36,4% dormiram mais do que o recomendado, e 64,6% acabaram dormindo menos do que deveriam. Os entrevistados que admitiram usar redes sociais por mais tempo ao longo do dia foram os que, de fato, acabaram tendo noites mais curtas de sono.

redes sociais

“O impacto que as mídias sociais podem ter nos padrões de sono é um tema de grande interesse. Considerando os efeitos adversos bem conhecidos da privação do sono para a saúde”, afirmou o autor principal da pesquisa, Dr. Jean-Philippe Chaput, do Hospital Infantil do Leste do Ontário, em declaração publicada no Metro.

Ele afirmou que esse tipo de entretenimento é novo em termos sociais, e que a Ciência está apenas começando a entender como o uso das redes sociais afeta a nossa saúde.

Passar muito tempo na frente do celular ou do computador, especialmente momentos antes de dormir, pode atrapalhar o sono.

Vale sempre frisar que o ideal é não utilizar redes sociais e aparelhos celulares pouco tempo antes de ir para cama.

Aliás, a luz de celulares, computadores e tablets interfere em nossa produção de melatonina, que é a substância que nos faz dormir bem.

A privação de sono nos afeta de diversas maneiras, tanto em termos de humor, atenção, funcionamento metabólico e, claro, em relação a doenças mentais também.

Se você tem dormido pouco, não é de se estranhar que esteja se sentindo cansado, irritado e até mesmo mais deprimido. Esforçar-se para dormir bem por tempo suficiente é fundamental para a sua saúde e seu bem-estar.

Se estiver muito difícil, sempre vale buscar ajuda médica e psicológica.

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