Day-off – precisamos falar sobre as férias do trabalho

Day-off – precisamos falar sobre as férias do trabalho

Se você perguntar de qualquer trabalhador, é comum todo mundo dizer que as férias são essenciais para o bem-estar de quem passa o ano todo trabalhando. É muito ruim quando uma empresa não abre espaço para o colaborador descansar da rotina diária dos afazeres profissionais. E aí com uma conversa e outra, o chefe acaba liberando alguns dias e você pode aproveitar.

Mas e quando é você que não repara que precisa de um descanso? Quando o trabalho te suga tanto a ponto de você nem lembrar quando foi que teve alguns dias para relaxar? É comum, em certas ocasiões, se sentir culpado por tirar pelo menos um dia para descansar ou por algum imprevisto, como doença por exemplo.

Só que é necessário entender que você não precisa esperar até o seu recesso definitivo para ter um tempo para si mesmo e ter um pouco de liberdade. Adotar mini-férias pode lhe trazer benefícios valiosos tanto no rendimento no ambiente profissional como em sua vida social.

Sua produtividade irá aumentar

Algumas empresas chamam as mini-férias de Day-off, quando o empregado aproveita alguns momentos livres para ter mais tempo em descansar. Ter seus períodos para relaxar o corpo e a mente e desenvolver habilidades criativas para a retomada do afazeres. Essa pausa é muito importante porque ela influencia diretamente na sua produtividade. Você fica mais disposto, mais atento às tarefas a fazer. Seu convívio com outros colegas fica mais extrovertido e suas ideias são renovadas e reforçadas.

Há equilíbrio entre a vida  e o trabalho

Tem gente que esquece que além de ser um trabalhador, também é uma pessoa. Você não é uma máquina! Seus interesses, gostos, hobbies, habilidades e dons também precisam ser aproveitados e isso servirá para o seu próprio bem-estar. Tirar alguns dias de folga vai lhe dar mais tempo para você se conhecer ou então reconhecer coisas que já tinha esquecido e ter mais prazer em sua companhia. E com as pessoas ao seu redor, sem atrapalhar ou interferir na área profissional.

Mais transparência e foco

Talvez esse seja o benefício mais abrangente. Tanto no ambiente profissional, como nos relacionamentos, nos estudos, na família e inclusive consigo mesmo. As mini-férias podem te ajudar a fazer uma auto-reflexão: você é feliz com o que faz ou só faz porque precisa ou por que é um hábito praticado por outras pessoas também? Até onde você consegue se concentrar em seus objetivos?

Perguntas como essa vão surgir a partir do momento quando você tira um tempo do serviço e reavalia suas condições. Saiba que liberdade também é ser livre para fazer o que gosta sem estar preso a condições infelizes. Dessa forma, sua mente vai ficar mais concentrada no que é melhor para você agora e no futuro.

A princípio parece que pedir umas férias do chefe é algo surreal, mas não é e nem precisa ser. Lembra daquele ditado: “tudo demais é veneno”? Na área profissional é a mesma coisa. Por isso, se você sente que precisa dar um pause no jogo, pare agora e vai viver um pouco.

Recomendamos para você . ...................................................................................................................................................................................................................................................
Jordânia Wurdige

Jordânia Wurdige

Uma menina de 22 anos, apaixonada por livros, musicas, boas risadas e viagens inspiradoras. Acredito no processo de auto conhecimento que é a vida. Indo sempre em busca da realização pessoal para deixar cada vez mais leve a caminhada.
Jordânia Wurdige