Como amar e manter a individualidade hoje em dia

Como amar e manter a individualidade hoje em dia

Uma das grandes dificuldades em qualquer relacionamento é conseguir manter a individualidade dentro da vida a dois. Isso torna-se especialmente difícil em situações quando um dos indivíduos é menos flexível que o outro. É preciso uma boa dose de compreensão para que qualquer relacionamento consiga se desenvolver. É claro que a individualidade não se perde do dia para a noite, há sinais que precisam ser observados, e é deles que falaremos agora.

Os primeiros sinais são os mais importantes

Assim como qualquer relacionamento começa com uma amizade, a queda dele começa pela perda dessa amizade. E amizades são feitas por pessoas que têm características próprias que se complementam. Quando os pensamentos ficam muito próximos, pode demonstrar que o casal está se tornando um só, o que não é ruim, porém, pode se tornar um risco quando esse processo é totalmente imposto.

Nada que é imposto tem um caráter positivo em um relacionamento. Portanto, se algumas coisas mudaram no relacionamento através de imposições de uma das partes, pode estar aí o início da perda da individualidade. Mas é importante lembrar que isso dificilmente acontece por maldade, apenas por consequência de vários fatores.

Outro sinal da perda de individualidade é a tentativa de fazer tudo junto. Não é errado querer estar o tempo todo do lado de quem a gente gosta, mas temos que ver o que estamos sacrificando por isso. Em muitos casos, o que se perde são características que fizeram a outra pessoa se sentir atraída. Portanto, é algo que não vale a pena perder.

Mas ok, suponhamos que as causas da perda de individualidade já estão claros, a pergunta mais importante é: como não permitir que isso aconteça? É sobre isso que trataremos agora.

Como recuperar a individualidade em um relacionamento sadio

É importante entender que nenhum relacionamento permanece o mesmo depois de um tempo. Tudo evolui, e com os relacionamentos é a mesma coisa. Ao mesmo tempo, é preciso compreensão de ambas as partes para manter esse relacionamento saudável. Agora, existem duas situações claras que não permitem que a individualidade e o relacionamento caminhem lado a lado:

• Quando não há compreensão por parte do companheiro. Nesses casos, pode ser difícil mas é necessário abrir o jogo, ou seja, conversar com a outra pessoa e mostrar que em alguns momentos é preciso ter um tempo livre. E não tem nada a ver com egoísmo, mas sim com a necessidade que todo ser humano tem de estar sozinho por um tempo.

• Quando não queremos nos afastar da outra metade. É preciso um pouco de reflexão sobre quem somos e o que queremos ser. Muitas vezes, acontece de não querermos nos afastar de quem gostamos, mas ainda assim, isso é necessário. Estando longe, pensamos um pouco mais em quem somos e em quem queremos ser. Mais do que isso, conseguimos perceber como a outra pessoa pode nos ajudar nesse caminho.

É claro que relacionamentos não têm fórmula mágica, porém, é possível aprender com os erros de outras pessoas, e assim, evitar passar pelo mesmo caminho em busca da felicidade a dois.

Recomendado para você ...................................................................................................................................................................................................................................................

Adélio Drum

Sigo meu sonho e vou até onde ele me levar, sem receio, pois afinal nem de toda riqueza material vive o homem, e nada deve prender você a uma vida que os outros querem que viva. Seja você, seja único, seja feliz, seja livre, seja Off.